Criado em 1975, o parque é a maior unidade de conservação e proteção integral de Santa Catarina.
Com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, o PAEST ocupa cerca de 1% do território catarinense.
Abrange áreas dos municípios de Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Paulo Lopes, Florianópolis, São Bonifácio, São Martinho e Imaruí.
Fazem parte do parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.
O Parque protege a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do sul do estado.
Localizado em uma região estratégica, única e muito especial da Mata Atlântica, o parque possui uma ampla diversidade de habitats.
Cinco das seis grandes formações vegetais do bioma Mata Atlântica encontradas no estado estão aqui representadas.
Por essa razão o Parque abriga uma biodiversidade ainda maior que os seus 84.130 hectares.
Todas essas características, somadas à localização próxima a grandes centros urbanos e seu enorme potencial de lazer, fazem do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro um campo de pesquisas incomparável.
É considerado um excelente destino de turismo ecológico, também pelas iniciativas de educação ambiental ministradas na instituição.
Saiba mais sobre o PAEST clicando aqui.